1) Uma solução formada pela mistura de \mathrm{50~g} de 1-propanol e certa quantidade de isopropanol a \mathrm{25~^\circ C} é regular com com parâmetro de Margules igual a \mathrm{0{,}02}. Constatou-se a absorção de \mathrm{2~cal} no processo de mistura. Calcule:

a) A massa de isopropanol utilizada.

b) A energia de Gibbs de mistura.

c) A atividade de cada participante.

d) A pressão de vapor da solução, a \mathrm{25~^\circ C}.

e) O coeficiente de atividade de cada participante. Comente o desvio da idealidade.

Dados:
– Pressão de vapor do 1-propanol puro a \mathrm{25~^\circ C}: \mathrm{2{,}8~kPa}
– Pressão de vapor do isopropanol puro a \mathrm{25~^\circ C}: \mathrm{4{,}2~kPa}


2) O gráfico abaixo representa as pressões parciais de vapor de cada componente em misturas de dissulfeto de carbono e acetona. Estão representados os valores reais e os previstos pela lei de Raoult.

a) Qual dos componentes é mais volátil?

b) Se prepararmos uma mistura cuja massa de acetona é o triplo da massa do dissulfeto de carbono, qual será as atividades e os coeficientes de atividades de cada participante da solução?

c) Para a mesma solução do item anterior, qual é a composição do vapor?

d) Comente os desvios da idealidade.


3) Uma solução aquosa de glicose apresenta ponto de congelamento igual a \mathrm{-3{,}5~^\circ C} na temperatura ambiente. Sabendo que a pressão de vapor da solução é \mathrm{22~Torr} e que a constante crioscópica da água é K_f' = \mathrm{1{,}86~K~kg~mol^{-1}}, calcule a atividade e o coeficiente de atividade da água nessa solução. Considere que a pressão de vapor da água pura é \mathrm{23{,}76~Torr}.


4) Experimentos envolvendo uma quantidade inicial de \mathrm{1~L} de água foram realizados para medir o volume da solução após a adição de diferentes quantidades de metanol. A curva abaixo é resultado do ajuste polinomial aos pontos obtidos no experimento.

O polinômio que se ajusta aos pontos é v = 895{,}31 + 45{,}002z - 0{,}2987z^2 + 0{,}03128z^3. Calcule o volume parcial molar de metanol na solução \mathrm{0{,}5~molal}.

Dados:
\rho_{\mathrm{H_2O}} = \mathrm{1~g~cm^{-3}}
\rho_{\mathrm{CH_3OH}} = \mathrm{0{,}8~g~cm^{-3}}


5) A pressão osmótica de \mathrm{250~mL} de uma solução contendo \mathrm{1{,}22~g} de um monoálcool saturado é de \mathrm{2{,}6~atm} a \mathrm{27~^\circ C}. Identifique o álcool.


6) O diagrama de fases da água em regiões de altas pressões é mostrado abaixo.

a) Cite os tipos de gelo que não podem sofrer fusão na faixa de t e P do gráfico.

c) Que tipo de gelo sobrevive nas condições que nós vivemos.


7) Uma solução diluída ideal de acetona e etanol apresenta pressão de vapor total igual a \mathrm{27~kPa}. Sabendo que a concentração de acetona é b_\text{ac} = \mathrm{1~mol~kg^{-1}} e que a pressão de vapor do etanol puro é \mathrm{7{,}9~kPa}, calcule a constante de Henry (fictícia) para a acetona.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress